Integressante: as roupas estão ficando cada vez mais microplásticas

A microplastia não está contida apenas em garrafas, sacolas, pacotes de alimentos e canudos, escreve a Associated Press na ocasião de 22 de abril designada como um dia na Terra.

O plástico está por toda parte e, ultimamente, tem sido uma parte crescente do nosso guarda -roupa. É tecido em roupas esportivas de poliéster, blusas acrílicas, roupas de banho de nylon e meias elásticas, o que leva à excreção contínua de microplastia no ambiente.

Quando as roupas são usadas, lavadas e secas, elas separam fragmentos de fibras plásticas. Apenas uma lavanderia pode liberar milhões dessas fibras microscópicas que as estações de tratamento não podem capturar completamente e, assim, cair em piscinas de água que fluem para os mares e oceanos. Animais marinhos os engolem, após o que o plástico pode alcançar animais maiores e humanos.

Mais: Por que é melhor trocar de roupa assim que você chegar em casa

Até os tecidos naturais liberam fibras e contêm produtos químicos que podem ser sugados para o meio ambiente. Mas o poliéster é a fibra mais usada no mundo e, juntamente com outros sintéticos, representa cerca de dois terços da produção mundial.

“Qualquer pessoa que use e lavar roupas faz parte desse problema, mas também pode fazer parte da solução”, diz Rachel Miller, fundadora do Projeto dos EUA, baseado em Vermont, dos EUA, o Clean Ocean Project de Rosalia.

Como reduzir a microplastia

Pequenas alterações, como lavar com menos frequência e com água fria em vez de quentes, podem ajudar a reduzir a separação de fibras. A parte mais difícil é começar a usar materiais mais duráveis, diz Eliza Tonda, do Programa do Meio Ambiente da ONU. Por exemplo, através do design de roupas que libera menos microblares e são de alta qualidade para durar mais.

Mais: Com este truque, você removerá as roupas da máquina de lavar como um suavizado

A solução mais fácil é lavar as roupas com menos frequência, o que reduz o atritolevando à separação de fibras, diz Anya Brandon, diretora de política plástica da Ocean Conservancy.

Miller usa um pincel de remoção de manchas, o que a ajuda a usar programas de lavanderia mais curtos. Além disso, as roupas liberam menos fibras se forem lavadas com água fria e em uma máquina de lavar para menos esfregar, depois seco no ar.

Inspirado na maneira como os corais filtram o oceano, Miller inventou uma bola Cora, uma bola de lavanderia, que é liberada na máquina de lavar para reduzir a colisão das roupas e, ao mesmo tempo, capturar o microblab. Outra opção é usar sacos de lavanderia sintéticos que capturam as fibras.

Quais roupas fazem mais fibras?

Para descobrir, pressione uma fita de fita transparente na peça e cola -a em um lençol branco – para ver as fibras, diz Miller. Roupas com uma estrutura de malha solta ou tecido, como roupas protegidas, separe mais.

Os filtros podem ser adicionados às máquinas de lavar para capturar as micro -plantas. A Samsung criou um em 2023, juntamente com a Patagônia e o oceano, e já está vendido em mais de 20 máquinas de carga frontal. Bosch lançou recentemente um filtro de micro -pesos na Europa. A França foi o primeiro país a adotar uma lei sobre filtros obrigatórios para novas máquinas de lavar, mas a implementação desta diretiva está desacelerando, lembra a Associated Press.

Fonte: BTA

VEJA TAMBÉM